Bem Vindos

Blog feito pelos alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Promove

Daniel Germani
Fernanda Righi
Fernanda Simplício
Júlia Corrêa
Lívia Monteiro
Matheus Gomes
Rafael Mageste

Professor: Igor Alvarenga

segunda-feira, 30 de maio de 2011

PAMPAS



Mapa de localização da região Pampa


Os pampas abrangem uma área de 700 mil Km2, ocupando cerca de 2,4% da vegetação brasileira, regiões pastorís de planícies entre o estado brasileiro do Rio Grande do Sul, as províncias argentinas de Buenos Aires, La Pampa, Santa Fé, Entrerríos e Corrientes e a República Oriental do Uruguai.


Fauna e flora:
Os pampas têm a vegetação herbácea, de 10 a 50 cm de altura, como vegetação predominante. A paisagem é homogênea e plana, assemelhando-se, para quem os avista de longe, a um imenso tapete verde;

Campos Sulinos
As florestas dos Campos Sulinos abrangem em sua maioria as florestas tropicais mesófilas, florestas subtropicais e os campos meridionais. As florestas subtropicais compreendem basicamente a Floresta com Araucária, distribuindo-se sobre os planaltos oriundos de derrames basálticos, e caracterizando-se principalmente pela presença marcante do pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia). E em direção ao arroio Chuí, na divisa com o Uruguai, estabelece-se um campo com formas arbustivas sobre afloramentos rochosos.
É um dos ecossistemas mais ricos em relação à biodiversidade de espécies animais, contando com espécies endêmicas (espécies que se desenvolvem numa região muito restrita), raras, ameaçadas de extinção, espécies migratórias, cinegéticas e de interesse econômico dos campos sulinos.


                                   Animais ameaçados em extinção:

Guariba
Sagui
Preguica-de-Coleira
Mono-Carvoeiro

Jaguatirica
O relevo aplainado entre 500m e 800m de altitude, o clima subtropical com temperaturas amenas, chuvas constantes e solo fértil contribuíram para que a atividade agropecuária se desenvolvesse rapidamente, contribuindo fortemente com a economia local e de todo o país. As principais produções agrícolas são: arroz, milho, trigo, soja e uva. As principais criações pecuárias são de bois e ovelhas.

Gado

Principal problema dos Pampas:
O desenvolvimento desordenado apresenta sérios riscos de erosão, arenização e a extinção de vários animais nativos.
Para evitar que essa degradação dos campos sulinos atinja todas as áreas ainda intocadas pelo homem, ONGs reivindicam a criação de reservas naturais na região dos pampas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário